terça-feira, 24 de maio de 2011

Que Curso? (Which course/graduation?)

Caso se escolha continuar a levar a vida de acordar cedo, deitar tarde, trazer o trabalho para casa, para a hora da refeição, para a cama e às vezes até para a casa de banho; caso se queira passar mais uns anos a visitar a loja de fotocópias por mais uns anos; caso não se esteja já preparado para despedir do bom velho quadro de giz que tantas vezes nos parece suportar uma daquelas obras de arte que por mais que se olhe para ela, nunca se percebe, então está na altura o que é se quer ir aprender!



Já sabes o que queres aprender depois de dizeres "Boas férias!!" aos professores de secundário pela última vez?

Se não sabes, acho que quando estiveres a pensar no assunto não te podes esquecer de umas coisinhas...

Mais importante que o curso, na minha opinião, são as saídas profissionais.

Apesar de, por exemplo, um Engenheiro Mecânico poder trabalhar em programação ou gestão, existem algumas saídas profissionais que são as mais padronizadas para um determinado curso. E mais importante que gostares das disciplinas do curso ou do que o curso trata, é gostares daquilo que o curso, à partida, te permite fazer. Claro que podes sempre gostar tanto de uma disciplina que o teu sonho seja tornares-te num professor universitário da coisa e nesse caso acho que quase faz sentido escolheres pelo curso e não pelas saídas profissionais mas pelo que lá aprendes para depois poderes ensinar.

Outro aspecto a considerar é aquilo que chamo o espectro de diferentes possibilidades do curso. Há cursos que permitem uma maior variedade de aplicações profissionais, e outros que nem tanto... Quando não se tem a certeza de que curso escolher acho que sem dúvida se deve ponderar qual é que permite uma maior variedade de saídas profissionais.

Outra dica importante é falar tanto com pessoas que estão a formar-se no curso do qual tens interesse como com pessoas já formadas e que estão a trabalhar na área que te interessa. Se não conheces ninguém que tenha os mesmo interesses que tu, julgo que seja relativamente fácil de encontrar outros blogs e fórums sobre o curso que gostas, por forma a tirares as tuas dúvidas. Ah! Nunca te esqueças, quando estiveres a falar com esta malta que eles têm tendência a puxar a sardinha para o seu prato.

Podes sempre também consultar os sempre confusos sites das faculdades e ler a informação que eles têm disponível sobre o curso.

Outra ajuda que algumas faculdades têm são os núcleos de apoio ao estudante com os quais podes contactar e pedir informações.

Se tiveres alguma dúvida, ou precisares de ajuda a encontrar alguma coisa, ou alguém que te possa falar do que queres saber, podes sempre informar-me para que eu possa ajudar.

1 comentário: