quinta-feira, 5 de maio de 2011

The Next Step

______________________(Português)_____________________________
Acabados os tempos de secundário chega o momento de fazer a segunda escolha profissional das nossas vidas, sendo que a primeira foi tomada quando se escolheu o agrupamento.
Esta escolha não é fácil, se para muitos a primeira já não foi...

Usualmente pondera-se entre algumas opções:
- Procurar emprego e "por as mãos na massa";
- Prosseguir com os estudos;
- Tirar um ano para pôr as ideias no lugar e ir viajar;
- Casar com um garoto ou com uma moça simpática, ter filhos e viver do fundo de desemprego;
- Pedir aos pais sustento para mais algum tempo para por o sono em dia;
- Ser uma estrela do rock;
- Entre outros caminhos muito interessantes com os quais as pessoas se ocupam, (se se lembrarem de mais algum que seja pertinente por favor partilhem).

Para esta escolha, a mim parece-me que os factores a considerar são:
- Económicos ("Para que é que eu tenho dinheiro?, Ou para que é que os meus pais me dão dinheiro?");
- Sociais ("Ora bem, não vivo sozinho no mundo, o que é que é o melhor para mim e mais socialmente aceite é?", é uma pena não podermos ser todos uns grandes malucos, e isolarmos-nos do mundo, a verdade é que temos de ser funcionais na sociedade em que nos integramos...);
- Familiares (Ai, eu gosto tanto dos meus paizinhos... Que maluqueiras é que eu posso fazer sem lhes tirar demasiados anos de vida?);
- Geográficos (Se quiser ficar perto o que é que as minhas redondezas oferecem?, Se quiser fugir daqui o que é que a imensidão do Mundo me propõe?)
- A minha pessoa, naturalmente o mais importante dos factores (Ora deixa-me lá eu tomar uma decisão sobre a minha vida que me permita continuar a viver e não me faça apenas sobreviver... O que é que eu quero fazer?);
 - Entre outros de que te possas lembrar.

Naturalmente que todos os factores se conjugam e que para encontrar a solução ideal há várias sugestões de métodos...
... para os que têm um ser mais científico, uma sugestão é fazer um belíssimo Diagrama de Venn e estudar as intersecções;
... para os que gostam de competições e números é fazer um sistema de pontos e ver quem reúne mais pontos na soma dos pontos de cada um dos factores;
.... para quem gosta de jogos de sorte, escrever todas as opções que lhe são mais apelativas em papelinhos, atirá-los para dentro de um chapéu e ver no que dá;
... os mais decididos têm direito a ser os mais preguiçosos, basta-lhes decidir, um processo que eu aconselho muito, o ideal é sermos nós a escolher o nosso destino, por nós;
... para quem gosta de fazer listas, sugiro que façam uma lista e por processo de eliminação encontre o seu destino;
... para os mais criativos, sugiram que criem um método novo super divertido e eficiente.

Certamente que ninguém é obrigado a usar qualquer um destes métodos, o maior limite que temos é a imaginação e como esta diz-se não ter limites, cada um deve tomar a sua decisão como lhe parecer melhor.

Já sabes o que vais fazer?

_______________________________(English)__________________________________ 

Having finished high school is time to decide what to do next. And this is not an easy choise...

Usually there are a couple of options one may consider:
- Start looking for a job;
-Proceed with your studies;
- Get your ideas in order and go traveling around the world;
- Get married with a stud or a giggling girl, have a bunch of kids and live of social security help;
- Ask your parents to support a little longer so you can get your sleeping time up to date;
- Be a rock star;
-These are only a few of the utterly interesting paths one may chose to take, (if you have other suggestions please share).


 Concerning this choice, there are a couple of factors you may want to consider.
- Economic ("What can I afford? Or will my parents give me money for?);
- Social ("Well, I don't leave alone in this world, what is the best for me and most socially acceptable?, yes, I know that it's a shame that we can't all be super duper radical and isolate ourselves from the world, the truth is we live among others and we must be functional in our society...);
- Family (Oh me, oh my, I love my parents so dearly... Which crazy things can I do without causing them an early death?)
- Geographic (If I want to stay close to home, what is there for me to do? If I want to get as much far away from here as I can, what opportunities does the world presents to me?
- Myselfe, this is the most important factor, of all factors, these and any other factors you may come up with, (well, I shall make a decision for me that not only allows me to survive but also to live... So, what do I want to do?)


All factors must play with eachother, in order to find the perfect solution there are some methods for you:
- If you have a very scientific being, I suggest that you make a lovely Venn Diagram and study the intersections;
- If you like competitions, make your hypothesis compete against eachother in a point based sistem, presenting each of the factors with a number;
- If you like gambling, you can always gamble your future and write each of your options in a little piece of paper throw them all in a hat and let destiny pick one for you;
- If you are a determined person than you can be lazy and simply decide, this the method that fell to be the most fitted for the situation, but we can't all be determined persons;
- If you are one of those list maniacs, that enjoy making, well, lists, you can, (guess what?), make a list and crossing from the one that is the least appealing until you end up with one;
-If you are creative, create your own creative and innovative method.


No, none is demanded to use any of these methods, your imagination is your limit, you can do what you want as long as you find a way to do it, and don't forget the there are no limits for imagination, so...

Do you know what are you going to do and how?

p.s. yes I am aware that I do not have a perfect English so you have any doubt or you can't understand something feel free to ask.

Sem comentários:

Enviar um comentário