domingo, 5 de junho de 2011

Primeira vez

Continuando com o assunto das legislativas, e sendo que foi a primeira vez que fui votar, vou direccionar esta entrada a quem nunca votou e tem interesse em saber como todo prossegue:

Primeiro tratar de estar recenseada, o que fiz em Janeiro quando mudei a morada, sendo que tive de fazer o cartão único, o que pelo que percebi nos deixa automaticamente recenseados.

Depois chegou uma carta à morada oficial de habitação, com as informações eleitorais, nº de eleitor e freguesia de voto, que deverá ser a da morada oficial julgo eu...

O terceiro detalhe foi saber onde se votava, na carta do ponto anterior dizem para irmos perguntar à junta de freguesia... Eu perguntei à minha porteira...


O quarto foi ir votar... O que implicou ir até ao meu local de voto, onde fui recebida por um prestável segurança que me indicou onde era a minha sala de voto. Depois aguarda-se na fila até entrar na sala, entrega-se o cartão do cidadão e o nº de eleitor, eles conferem tudo o que há a conferir e entregam-nos o boletim de voto. Tratamos de manifestar a nossa opinião política na cabine de voto, dobramos a folha, pomos a folha na urna, devolvem-nos os nossos documentos e dizemos obrigada e boa tarde - Fim.

Documento que indicava a que sala é que uma pessoa com um dado número de eleitor se deveria dirigir.

Fácil não é? Também não foi tão demorado quanto pensei que fosse.



Ps. Se houver pais a ler isto, acho sinceramente que se tiverem garotos fácil de controlar e bem comportados, eles não perdem nada em acompanhar os pais...
Se houver filhos, aconselho que peçam aos pais par a acompanhar... só faz é bem apanhar "secas" destas de vez em quando, e sempre aprendem qualquer coisa, também acabam por ficar com uma noção da dimensão e da importância do acto eleitoral.

Sem comentários:

Enviar um comentário